quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Fernando de Noronha




Ai ai... (suspiros)

A foto parece uma pintura, né, de tão perfeita... Aliás, cada pedacinho do arquipélago, parece que foi cuidadosamente pincelado (bom, e se pensarmos bem, foi mesmo, pela maior de todas as artistas, a "Mãe Natureza".

E alguns dias desbravando estes cantinhos, nas ilhas ou no mar, parece ter tudo a ver com lua de mel. E tem mesmo!

Mas antes de procurar o seu agente de viagens, ou mesmo se aventurar em busca de informações sobre Noronha pela Net, reflita bem se é isso o que você quer para a sua lua de mel.

Antes de mais nada, tenha em mente que vai sair caro. Gente, em quase vinte anos de turismo, nunca ouvi falar de qualquer "promoção" para viajar para Noronha. Os preços são salgadérrimos. Para ficar 4 dias em pousadinhas familiares (ainda vamos conversar sobre isso neste post), pagando a taxa de permanência na ilha, somando-se à parte aérea de Recife ou Natal para Noronha ida e volta; enfim... somando tudo, daria para fazer duas viagens de lua de mel, de UMA semana cada. Se vc optar por uma pousada um tiquinho melhor... vixi... a conta sobe mais ainda. Então, pense muito se vai valer a pena investir na lua de mel em Noronha. Ainda mais que casamento, para a maioria dos casais, mesmo se não tiver festa, envolve muuuuuitos gastos.

Outro aspecto que vocês devem levar em consideração é a rusticidade do lugar (gente? existe esta palavra: rusticidade??? rs... ah... quero dizer que Noronha é muito rústico, com pouca infraestrutura... É isso mesmo o que vocês querem? Natureza selvagem, sem grandes opções de restaurantes, lojas, apenas sol, areia, mosquitos...  Gente, é tudo mto dificil de se chegar a Noronha, a distancia do continente é enorne. É claro que a paisagem vale à pena, mas tem muita gente que não pensa nas adversidades e chega em Noronha e acaba não curtindo tanto. Tem que pensar mesmo se combina com o casal.

Bom, resolveram que vão encarar?! Então é hora de correr atrás e tomar alguns cuidados. O primeiro deles: não ceda à tentação de pagar o preço mais barato e se hospedar nas chamadas "pousadas familiares". Deixa explicar melhor: a maioria das operadoras, inclusive a gigante CVC, vai ter uma opção de acomodação em Noronha definida como "pousadas familiares". Se não for possível saber qual é a pousada familiar onde vcs ficariam, o nome dela, talvez vc possa ter uma surpresa. Isso porque existe este projeto, o das "pousadas familiares" em Noronha já há algum tempo. Algumas dessas pousadas familiares cresceram tanto, evoluiram, que se tornaram referencia. E são super interessantes. É o caso da Pousada da Morena, da Filó, do Marcilio dentre outras, que começaram assim... Todo mundo que vai gosta. Já as pousadas do projeto, que você não consegue saber o nome antes de ir, podem ser muito, muito simples para ir na lua de mel. Não creio que seria muito apropriado. Ou pelo menos, corre o risco de ser simples DEMAIS. Conheço historias de gente que se frustrou.

Bem... a melhor, mais famosa (e mais cara, claro!) acomodação de Fernando de Noronha é a Pousada Maravilha (dizem que o Luciano Huck é dono, sócio, sei lá... mas nao tenha certeza se é mesmo...). Tire suas conclusões no site: http://www.pousadamaravilha.com.br/portugues/pousada.htm

Outra opção que faz muito sucesso entre os casais em lua de mel, é a Pousada do Zé Maria. No site, http://www.pousadazemaria.com.br/ você encontra informações e fotos sensacionais.

Seguindo a classificação do Guia 4 Rodas, a terceira melhor acomodação é a Eco-pousada Teju-açu. Confira: http://www.pousadateju.com.br/

A Pousada Solar de Loronha tambem surpreende: http://www.pousadateju.com.br/; assim como a do Vale (http://www.pousadadovale.com/) e a Solar dos Ventos (http://www.pousadasolardosventos.com.br/). Bem, nestas pousadas, você vai ficar muito bem servido, mas com certeza, o custo será bem mais alto.

Bom, mas se preparem: nestas pousadas (acima) o investimento vai ser muito alto.

Da "turma" de pousadas mais simples, mas também muito agradáveis e onde você vai se sentir muito à vontade (sem ter que esvaziar os bolsos totalmente), fazem parte a Pousada Beco de Noronha (http://www.becodenoronha.com.br/pousada.html), o Hotel Dolphin (http://www.dolphinhotel.tur.br/), a Pousada da Morena (http://www.pousadadamorena.com/), a do Marcílio (http://www.pousadamarcilio.com.br/), a Mar Aberto (http://www.pousadamaraberto.com.br/), Estrela do Mar (http://www.pousadaestreladomarfn.com.br/home.html), Algas Marinhas (http://www.pousadaalgasmarinhas.com.br/), Mabuya (http://www.pousadamabuya.com.br/) e a da Filó (dentre outras).

Nenhum comentário: