domingo, 8 de agosto de 2010

Visconde de Mauá, Serra Fluminense

Ofurô da Pousada Mauá Brasil


Oi gente!!! E aí, tudo bem?! Hoje a gente vai falar de um lugar muito bacana pra se passar a lua de mel: Visconde de Mauá, Rio de Janeiro.

A receita é simples e consagrada: belas montanhas... friozinho... dependendo da época do ano, friozão, de “matar”... um chalé aconchegante... lareira... E precisa mais?! Ah sim, claro: você e o seu amor. Pronto! Taí uma mistura que dá certo demais, não só aqui, na região de Visconde de Mauá, na Serra da Mantiqueira, mas em varias outras vilas e cidades espalhadas pelos topos das serras brasileiras. A região faz divisa com o Parque Nacional de Itatiaia, entre os estados do Rio e de Minas. E por isso mesmo, a grande atração do dia são os rios, cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas e geladas, trilhas, esportes de natureza etc. E da noite, charmosas pousadas, restaurantes, lojinhas, o burburinho de gente bonita e muito amor entre os casais em lua de mel, ou em simples viagens de puro romantismo.

Se você mora muito longe da região, tipo assim: se tiver de vir de avião, programe-se para chegar até o Rio de Janeiro. No Rio, tem que alugar um carro, porque o acesso é complicado prá quem estiver sem automóvel, inclusive com trechos de estrada de terra. Visconde de Mauá fica a 200 km da capital (Rio de Janeiro). Quem tiver em São Paulo, tem que andar um pouquinho a mais (100 km) pois a região fica a 300 km de SP. Já os mineiros, pelo menos quem estiver em BH, vão ter que andar bem mais, 450 km aproximadamente. Mas quem se anima não se arrepende.

Uma curiosidade: Visconde de Mauá são três, na verdade três vilas, que se completam. E cada uma com um nome diferente: Visconde de Mauá mesmo, Vila de Maringá e Vila da Maromba. As 3 vilas abrigam ótimas pousadas (são mais de 80 na região!). Sem contar as casas e chalés que podem ser alugados. Há acomodações para todos os gostos e bolsos. As mais sofisticadas tem diárias que ultrapassam os R$ 500,00. Em alguns casos, ultrapassam e muito esse valor. Mas também, tem as mais simples (e não menos charmosas), que custam muuuuito menos que isso. É só escolher uma que se adéqüe ao seu estilo.

Ainda falando sobre as vilas, a de Maringá pode ser considerada o principal centro comercial das três. É nela lá que ficam os melhores bares, lojinhas, farmácia, padaria, mercadinhos e restaurantes... Aliás, por falar neles (os restaurantes), uma das grandes atrações de Visconde de Mauá, logicamente, é a sua culinária. Afinal, prá ajudar a esquentar no friozinho, nada melhor que se deliciar com trutas, massas, fondues, aquela boa culinária mineira e até mesmo, culinária internacional, em restaurantes bastante sofisticados, mas não necessariamente caros.

Já a Vila da Maromba é bem mais simples e menos urbanizada. Por outro lado, por ser a primeira vila a receber as águas que descem do Parque Nacional de Itatiaia, ganhou de presente uma natureza única, que foi ultra generosa com suas terras, proporcionando cachoeiras de águas límpidas, piscinas naturais convidativas e muitas trilhas para caminhadas e trutários para serem explorados. E não é por acaso que no alto da Vila da Maromba que se localizam as cachoeiras mais bonitas e obviamente as mais procuradas da região de Visconde de Mauá.

Se você quiser informações mais detalhadas sobre as aventuras, passeios, trilhas, dicas de lojas e de restaurantes, vou indicar um site muito bacana, que tem tudo isso de forma super completa e organizada. Foi este site que me direcionou quando quis conhecer Visconde de Mauá. Pode confiar de olhos fechados:

http://www.viscondedemaua.com.br/

Agora vamos ao que interessa: Afinal, lua de mel de sonhos precisa começar com a escolha da pousada certa, certo?! Abaixo segue algumas dicas. E se você quiser mais informações ou reservas, basta entrar em contato com a gente em: luademel@viajarcomestilo.com.br. Podemos organizar um pacote de hospedagem, com condições especiais para que a sua lua de mel seja inesquecível.

Mauá Brasil Hotelaria e Gastronomia - http://www.mauabrasil.com.br/flash/br/index.htm

Localizada na Vila de Visconde de Mauá, a pousada é a numero 1 de acordo com a classificação do Guia 4 Rodas. Fica em um dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira. Os chalés são lindamente decorados, possuem hidromassagem dupla, lareiras, ammenities da Natura, dentre outros mimos. Visite o site e tire suas conclusões!


O Fronteira Arte e Hotelaria fica bem na divisa entre MG e RJ. Faz parte dos roteiros de Charme e já recebeu o prêmio de Hotel de Charme do Brasil pelo Guia 4 Rodas. Ocupa o segundo lugar na classificação do mesmo guia.

Hotel Bühler - http://www.hotelbuhler.com.br/  

Um dos mais tradicionais hotéis de Visconde de Mauá, pioneiro da implantação de lixo mínimo é o Bühler. Os chalés de tamanho variados, para todos os tipos de clientes, são bastante confortáveis, com antesala, lareira, frigobar, TV a cabo. Opções com ofurô, hidromassagem e uma vista encantadora.

Pousada Tijupá - http://www.tijupa.com.br/

Eleita pelo Guia 4 Rodas como uma das 20 melhores pousadas para se ir a dois e com o melhor café da manhã, a charmosa Tijupá possui apartamentos e chalés românticos e muito aconchegantes.


Vista aérea da Pousada Tijupá - Foto Ligia Skowronski



Pousada Terra da Luz - http://www.pousadaterradaluz.com.br/


A Terra da Luz Cultura & Gastronomia possui somente 7 chalés. Todos muito bem decorados, sendo alguns deles com vista para o riacho que passa no fundo da pousada. Dormir com o barulhinho da água... A pousada também tem um excelente restaurante, aberto ao público. Sua culinária contemporânea agrada a críticos, que vira e mexe premiam o estabelecimento.

As pousadas descritas acima estão entre as melhores de Visconde de Mauá, de acordo com a classificação do Guia 4 Rodas 2010. Mas existem outras inúmeras opções, algumas delas, na minha opinião, tão ou mais encantadoras que as pousadas listadas. A gente também recomenda:


Pousada Verde que te quero ver-te - http://www.verdequetequeroverte.com.br/


Jardins do Passaredo (Vila de Maringá) - http://www.pousadacasabonita.com.br/ (um sonho de lugar!!!)

No Caminho do Marimbondo - http://www.marimbondo.com.br/

Um Lugar de Mato Verde - http://www.umlugardematoverde.com.br/

Pousada Chalés do Lago - http://www.pousadachalesdolago.com.br/

Pousada dos Amores - http://www.pousadadosamores.com.br/ (na Vila de Maringá)

Pousada Colher de Chá - http://www.colherdecha.com/ (também em Maringá, excelente relação custo x beneficio)




Bom pessoal... impossível falar de todas. Estas são apenas algumas sugestões, para facilitar um pouquinho a vida de quem está em dúvidas entre tantas opções. Como disse, mais de 80. Se você tiver alguma pra sugerir, se acha que deixei alguma prá trás, por favor, é só deixar um comentário, mandar um e-mail (luademel@viajarcomestilo.com.br  que a gente revê as recomendações e inclui a sua dica.

Espero que vocês tenham gostado e quando forem a Mauá, por favor, não deixem de dividir aqui com a gente.

Beijo e Feliz Lua de Mel (mesmo que não seja a primeira)... Claro!



9 comentários:

Carol disse...

Diana, já percebi que em ambos os blogs vc não escreve sobre a Costa do Sauípe. Vc não recomenda? Estou pensando em passar minha lua-de-mel lá, mas como confio nas suas indicações, estou um pouco receosa.

Unknown disse...

Oi Carol,
NÃO!!! Nem pense nisso... Claro que recomendo sim... É falta de tempo... Pode deixar que vou acatar sua sugestão e prometo colocar em um dos proximos posts.
Mas pode ir sim, com certeza!
Abs.

Carol disse...

Ufa!! Que alívio...
Estou te seguindo no twitter prá acompanhar todas as novidades...
Parabéns pelo profissionalismo e simpatia.
Beijo!

Polinesia Francesa para Brasileiros disse...

Diana, oi!
Adorei as suas dicas e informações, elas estão super completas.E sobre a Polinésia Francesa, tens alguma dica? Eu e minha amiga criamos este blog para dividir e somar dicas, informações se quiseres nos seguir...

Michel disse...

No link para a Pousada Jardins do Passaredo (realmente um sonho de lugar!!!) está a de outra pousada. O link é jardinsdopassaredo.com.br.
Ótimo blog.
abs

Michel disse...

O Link para a Pousada Jardins do Passaredo (lugar lindo demais!!!) está errado. O correto é www.jardinsdopassaredo.com.br
Ótimo blog.
abs,

Michel disse...

Ótimo blog.
Como já fiquei na pousada jardins do passaredo (paraíso em Visconde de Mauá, você se sente hospedado dentro de um Jardim Botânico), gostaria de avisar que o link correto é:
www.jardinsdopassaredo.com.br
abs,

Unknown disse...

Oi Michel, obrigada pela dica, vou trocar....
Abs, Diana.

Adriana Leze disse...

Olá! Sobre Mauá, poderia me ajudar? Vou ficar somente um final de semana. Tem alguma pousada que o acesso seja melhor, mais rapido? Ou alguma que vc não indicaria por causa do acessod dificil? bjs e obrigada